Especialidade
Angiologia e Cirurgia Vascular
A Cirurgia Vascular é uma especialidade médica e cirúrgica dedicada ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema vascular — artérias, veias e vasos linfáticos, como por exemplo varizes e a tromboflebite. Esta especialidade abrange desde terapêuticas conservadoras até procedimentos cirúrgicos complexos.
Áreas de Diferenciação
Cirurgia de varizes por laser e radiofrequência (minimamente invasiva)
Esclerose de varizes
Tratamento de úlcera de perna (feridas venosas ou arteriais)
Tratamento cirúrgico de isquémia dos membros inferiores (angioplastia/stent e bypass)
Cirurgia de aneurisma da aorta (técnica endovascular)
Tratamento cirúrgico de doença obstrutiva das artérias carótidas
ECO DOPPLER
O Eco Doppler é um exame não invasivo que usa ultrassons para avaliar o fluxo dos vasos sanguíneos. Permite detectar coágulos, avaliar veias, artérias e válvulas cardíacas, e identificar possíveis doenças cardíacas congénitas, aneurismas ou estreitamento de artérias.
Utiliza-se um ecógrafo, que através de uma sonda move-se sobre a pele para obter imagens em tempo real do fluxo sanguíneo, que são depois analisadas para diagnóstico e tratamento.
O Eco Doppler tem vantagens: oferece diagnóstico preciso de coágulos, é indolor, rápido (cerca de 20 minutos) e sem radiação.
VARIZES
Varizes são veias dilatadas e tortuosas visíveis sob a pele, normalmente nas pernas. Diferem dos derrames (vasinhos superficiais), embora ambas façam parte da Doença Venosa Crónica – uma condição que deve ser tratada para evitar complicações graves.
Quando as válvulas das veias não funcionam corretamente, o retorno do sangue ao coração é comprometido. Isso causa acumulação de sangue nas pernas, originando sintomas como: dor e sensação de peso nas pernas, inchaço (edema), cansaço, comichão ou sensação de ardor, agravamento ao final do dia, especialmente com calor ou longos períodos de pé e alterações na cor da pele (manchas acastanhadas), podendo evoluir para úlceras varicosas.
As varizes têm uma forte componente hereditária, mas outros fatores aumentam o risco de desenvolver a doença venosa crónica: gravidez (devido à pressão sobre as veias e alterações hormonais), uso de contracetivos hormonais, profissões que exigem longos períodos em pé ou sentado, obesidade ou envelhecimento natural das veias.
A prevenção das varizes é essencial para manter uma boa saúde vascular e evitar complicações como dor, inchaço e úlceras venosas. Adotar hábitos saudáveis é o primeiro passo para proteger as veias e melhorar a circulação sanguínea.
Outras
Especialidades
Clínica Média em Vale do Lobo
vdl@family-medical-centre.pt
+351 289 398 009
(Chamada para rede fixa nacional)
Clínica Médica na Quinta do Lago
qdl@family-medical-centre.pt
+351 289 398 411
(Chamada para rede fixa nacional)